Artigos

O Aikido: arte marcial e filosofia de vida.

O Aikido é uma arte marcial recente, pelo menos em seu nome. Criada por Morihei Ueshiba na década de 1940, é uma adaptação de diversas artes antigas do Japão, como o Daito-ryu aikijujutsu, o kenjutsu e o jojutsu. Estas artes marciais davam ênfase ao combate com mãos livres, espada ou bastão.
Neste artigo vamos apresentar por que o Aikido é diferente de outras artes marciais, pretendendo em outra oportunidade falar mais de sua história e desenvolvimento. Vamos centrar nossos argumentos em dois pontos: O aikido não tem competições; o aikido busca a resolução dos conflitos, não a vitória.
O Aikido não tem competições. Não há qualquer modalidade de competição com outros praticantes ou com outras artes ou estilos. Desta forma, como seu nome propaga, o Ai-Ki-Do é, em tradução livre, um “caminho (ou prática) de harmonização de Energia (Ki, energia vital ou do universo)”. A busca do aikidoca é melhorar sua relação consigo mesmo e com os outros, evitando conflitos, buscando resolver as questões cotidianas pela harmonização, trocando o enfrentamento frontal pela resolução pacífica.

Daí vem o segundo ponto. O Aikidoca jamais poderá aplicar o Aikido a não ser que seja atacado. As técnicas desenvolvidas são para neutralizar o agressor, mas sem machucá-lo. Como técnica de defesa, utiliza formas que visam terminar um combate, visando resolver o conflito. A prática do Aikido pode ser resumida de diversas formas, mas uma delas é utilizar a energia do adversário contra ele mesmo, sem uso de força física. Pode ser usado por pessoas de qualquer idade, independente de gênero. Também não requer grande condicionamento físico, pois cada ser encontrará a sua forma de praticar o aikido.