Etiqueta


Santuário de Asama de Shizuoka
Aikidô Takemussu Dojô
8o. ano da Era Heisei, Dezembro
Texto traduzido por Dirce Kobayashi
O TREINO DEVE SER DIVERTIDO E PRAZEROSO
O Nosso dojô têm 140 metros quadrados, têm aulas três vezes por semana
sendo que as segundas e quintas-feiras treinam crianças e estudantes
em geral.
Ao observar as crianças, a individualidade delas é tão original e
única que nos surpreende. Muitas vezes nós é que aprendemos delas.
Percebem-se nitidamente as características de cada fase de
desenvolvimento: Infantil, juvenil e adulto, na maneira de encarar o
treino.
Se quiser se desenvolver rapidamente nesta arte, a postura do treino
é, em primeiro lugar, seguir com sinceridade, humildade e seguir
fielmente os ensinamentos do instrutor.
A tendência é, após dois, três anos, com o aumento dos novatos, o
aluno se envaidecer, tornar-se arrogante, e inconscientemente acabar
expondo o seu lado vil e desprezível no treino.
O treino de Aikidô se faz em duplas, Uke e Tori, praticando repetidas
vezes a mesma técnica. Tanto os iniciantes como os mais antigos
repetem incansável e exaustivamente as técnicas básicas, como se os
dez anos fossem um dia só.
No entanto, ainda que a tècnica seja a mesma, entre a faixa branca e
outro preta, há diferença colossal, abismal, na percepção do conteúdo.
O treino por hábito não faz o aluno progredir, mesmo que ele continue
anos a fio. E se chegar a vangloriar-se do número de técnicas que
aprendeu, está acabado.
Sendo esta arte, Budô, têm que se tornar forte. Por isso, exige-se
sempre o treino sério, sem mostrar aberturas, cultivando o espírito
inabalável de não se assustar com nada. Assim sendo, às vezes o treino
tende a ser sofrido, doloroso.
Entretando, é importante que o treino seja divertido e prazeroso. O
treino do ponto de vista físico, promove saúde e, em tempos atuais,
combate o estresse e no aspecto de forjar a firmeza de caráter, é o
caminho que desenvolve a coragem e a verdadeira sinceridade, ensinando
a lealdade, integridade, retidão e a civilidade.
Em Budô, vencer não significa tão somente alcançar a vitória no campo
de batalha, mas também, superar todas as dificuldades na vida
cotidiana. Daí naturalmente surge a conscientização da ética, do
espírito de cooperação, e o Dojô se torna um local de formação e
aprimoramento do cartáter.
Nosso objetivo é ser um Dojô que cultiva o espírito do Budô, através
do treino, que possa ser continuado com alegria e entusiasmo pelas
crianças, jovens e adultos.
Massanao Ueno
Responsável pelo Dojô – 1996




Regras de Treinamento: este dojô opera de acordo com o espírito do fundador do Aikido. Manter a fidelidade para com as regras tradicionais e conduta adequada é um elemento necessário para sua funcionalidade.
É um lugar para a transmissão dos ensinamentos do Fundador. Cabe a cada estudante honrá-los e segui-los com sinceridade:
1. É necessário respeitar os ensinamentos e a filosofia do Fundador, bem como a maneira como ele os veiculou.
2. O estudante tem a responsabilidade moral de nunca se valer da técnica do Aikido para ferir outra pessoa ou exibir-se. Não se trata de uma técnica de destruição, mas de criação. Constitui um meio de edificar uma sociedade melhor graças ao aperfeiçoamento do caráter do indivíduo.
3. No tatame, não deverá haver conflitos egoísticos. O Aikido não é briga de rua. Você está no tatame a fim de transcender e purificar suas reações agressivas, e encarar o espírito do samurai pela descoberta da responsabilidade social.
4. Não deverá haver competição no tatame. O objetivo do Aikido não consiste em lutar e derrotar um inimigo, mas em lutar e derrotar os próprios instintos agressivos. O poder do Aikido não está na força física e sim na flexibilidade, comunicação, sincronia, controle e humildade.
5. Acate as instruções do Sensei e aplique as suas sugestões a fim de treinar sinceramente e tirar o melhor de sua capacidade. Não há lugar para discussões.

6. Todos os alunos estudam os mesmos princípios. Deverão ser evitados os conflitos entre grupos e a escolha de lados. Os membros do dojô perfazem uma família, na harmonia reside o segredo do Aikido. Se você não concordar com essas regras, não estará habilitado a estudar o Aikido neste dojô.


 Regras Gerais e Etiqueta 
A observação adequada da etiqueta é tão importante quanto o aprendizado das técnicas.
As seguintes regras devem ser cuidadosamente obedecidas:
1. É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no dojô. Este espírito vem do Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido por todos os praticantes.
2. É prerrogativa do Sensei decidir se irá ou não tomar qualquer pessoa como aluno. A técnica não se compra. A taxa mensal de contribuição garante o local de treinamento e dá a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas. O estudante deve pagar a contribuição na data marcada.
3. É responsabilidade de todos manter o dojô limpo, de preferência deve ser varrido diariamente. A limpeza é uma oração de agradecimento, é dever de todos executar a limpeza física e do coração.
4. É responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito. Preserve o bom Sensei e a decência o tempo todo.
5. Respeite os ensinamentos do fundador como interpretado e ensinado pelo Sensei. Respeite o dojô, e respeitem-se uns aos outros.
6. Respeite seu uniforme de treinamento. Este deve estar sempre em boas condições de limpeza e de aparência, além de estar livre de qualquer mau cheiro. Respeite seus instrumentos de treino. Armas devem estar em boas condições e em lugares apropriados, quando não estiverem em uso.
7. Se você é yudansha e tem o privilégio de usar hakama, procure aprender como dobrar, vestir e cuidar dele. Peça ajuda a seu Sensei.
8. Chegue no horário do treino. Os alunos devem sentar-se quietos em seiza de 3 a 5 minutos antes do inicio do treino. Quando entrar no tatame neste momento, não faça nada que perturbe outros que estejam esperando que a aula comece.
9. Jamais deixe de fazer a reverência, sentado ou em pé, à figura de Ô Sensei, ou ao Kamiza, ao entrar ou sair do dojô.
10. Ao entrar no tatame, retire jóias, relógios, brincos, travessas, correntes, anéis, alianças e etc. Além do corpo usa-se somente o dogui. É para sua segurança e a de seus colegas de treino.
11. Não troque de roupas sobre o tatame, vá ao local apropriado para isso, e se for necessário arrumar o dogui ou apertar a faixa, vire-se de costas para o kamiza e seja breve.
12. Não use sapatos no dojô.
13. Não se deve comer, beber, fumar ou mascar chiclete sobre o tatame em nenhum momento.
14. Não se sente de costas para a figura ou altar de Ô Sensei. Também não se encoste às paredes e nem se sente com as pernas separadas. Sente-se sempre em seiza ou com as pernas cruzadas.
15. Não se envolva em lutas ou demonstrações desnecessárias de força durante a aula.
16. Mantenha suas unhas curtas.
17. O dojô não deve ser utilizado para nenhum outro propósito, que não as aulas regularmente marcadas, salvo expressa ordem do Sensei.
18. Quando estiver descansando, sente-se corretamente em seiza. Se você tem alguma lesão no joelho, você pode sentar-se com as pernas cruzadas no estilo japonês, com concentração e educação. Nunca se sente com as pernas estendidas ou apóie-se contra paredes ou colunas. Você deve estar alerta todo o tempo. Lembre-se de que você está num dojô (esta palavra foi emprestada do Budismo, e significa "Lugar de Iluminação", onde eram praticadas pelos monges, a meditação, a concentração, a respiração e etc.)
19. A aula é aberta e encerrada com uma cerimônia; é importante participar desta cerimônia, mas se você estiver inevitavelmente atrasado, sente-se silenciosamente em seiza no canto do dojô até que o professor dê permissão para que você comece.
20. Na abertura pronuncia-se a expressão "Onegaishimasu", que significa, "Por favor, vamos começar". Ao final da aula todos voltam à formação inicial, o instrutor indicará um exercício de respiração e/ou relaxamento e/ou concentração (mokusso), e a cerimônia do início do treino será repetida, e nesse momento pronuncia-se em conjunto a expressão "Domo arigato gozaimashita", que significa "Sinceramente muito obrigado"
21. Mantenha sua conversa a um mínimo durante o treino. Qualquer conversa deve ser restrita apenas a Aikido.
22. Durante a aula, quando o Sensei demonstrar uma técnica, você deve sentar-se quieto e atentamente em seiza. Depois da demonstração, cumprimente o Sensei e depois um parceiro e comece imediatamente a treinar.
23. Não deixe que a classe toda fique esperando por você. Execute as instruções de seu professor imediatamente. Quando for dado o sinal do final de uma técnica, pare imediatamente, cumprimente seu parceiro, e alinhe-se com os outros estudantes.
24. Quando executar um movimento, procure relembrar como o Sensei ou instrutor o realizou.
25. Nunca permaneça em pé preguiçosamente pelo tatame; você deve sempre estar praticando, ou se necessário esperando sua vez.
26. Respeite os alunos mais experientes, jamais discuta sobre a maneira de execução da técnica apresentada pelo Sensei ou instrutor. Observe e pratique, tente perceber o que provavelmente você ainda não tenha percebido.
27. Não crie polêmicas. É profundamente deselegante e perda de tempo fazer observações do tipo "o que aconteceria se..." ou "e se o colega fizer assim..." ou "Fulano está fazendo diferente".
28. Se você estiver inseguro sobre o que fazer em uma situação particular, pergunte a um estudante mais velho ou simplesmente siga sua liderança.
29. Se você conhece a técnica que está sendo estudada e você está treinando com alguém que não conhece, você pode guiar a pessoa através da técnica, mas não assuma o papel de instrutor. Se você não é yudansha, não corrija ninguém, salvo expressa autorização do Sensei.
30. Sempre que você treinar com um parceiro, procure iniciar e terminar a prática com um cumprimento, afinal é graças ao parceiro que seu treino pode ocorrer.
31. Lembre-se que você está treinando para aprender, não apenas para satisfazer sua vaidade. É aconselhável adotar uma postura receptiva e humilde, porém não bajuladora e submissa.
32. Se estiver com dificuldades quanto a alguma técnica, não grite pela ajuda do Sensei. Tente, primeiro, observar os demais. Não conseguindo aprender, aproxime-se do Sensei ou instrutor, ou espere que ele passe perto de você, e aí peça auxilio. É deselegante e grosseiro você chamar o Sensei, vá até ele. Cumprimente respeitosamente e espere pelo seu reconhecimento. Primeiro você deve demonstrar como entendeu e depois perguntar se está correto.
33. Quando receber instruções pessoais durante a aula, sente-se formalmente em seiza e observe atentamente. Faça uma reverência ao Sensei quando ele terminar. Se o Sensei estiver instruindo outro aluno, você pode suspender a prática a fim de observar. Sente-se formalmente, faça uma reverência quando ele terminar e comece imediatamente a praticar.
34. Cada pessoa tem condições, habilidades físicas e razões diferentes para treinar. Devemos respeitar suas expectativas. O verdadeiro Aiki é a aplicação adequada e flexível às mudanças de situação. Todos os estudantes ficam responsáveis por não provocar ferimentos. Devem proteger-se a si mesmos e ao parceiro.
35. Você está aqui para praticar. Não force suas idéias aos outros. Ao mesmo tempo, respeite aqueles mais experientes.
36. O treino mais vigoroso é reservado para os mais graduados. Tenha paciência, aguarde, seu dia chegará.
37. Não deixe que a classe toda fique esperando por você. Execute as instruções de seu professor imediatamente. Quando o final de uma técnica é assinalado, cumprimente o parceiro e vá imediatamente para seu lugar.
38. Se tiver que deixar o tatame ou dojô durante a aula por alguns instantes, aproxime-se do Sensei e peça permissão, caso você tenha que ir embora mais cedo, também se aproxime e peça permissão para ir embora, sente-se em seiza, cumprimente o Sensei, em seguida o kamiza e deixe o tatame sem atrapalhar o ritmo do treino.
39. O aikidoka pode praticar outras artes marciais, desde que não o faça dentro do dojô durante a aula de Aikido. Também não é permitido falar mal de qualquer outra arte marcial, ou de qualquer professor dentro do dojô, se você não pode elogiar algo, ao menos não critique.
40. Após o encerramento, só utilize o tatame para tirar alguma possível dúvida sobre a aula com um aluno mais velho ou instrutor. Não ande pelo tatame antes e depois do treino. Não utilize o mesmo para brincadeiras e exibições. O espaço é para estudantes que querem treinar. Há outras áreas no dojô para convívio social.
41. Embora a princípio existam muitas formas de etiqueta a serem lembradas, elas se tornarão naturais conforme você continue treinando. Por favor, não fique ressentido se você for corrigido em algum ponto de etiqueta. Você é bem vindo a sentar-se e observar um treino a qualquer momento, mas as regras seguintes de etiqueta devem ser seguidas:
a. Sente-se quieto e respeitosamente, sem apoiar os pés nos móveis ou em posição reclinada.
b. Não coma, beba, ou fume enquanto a aula estiver em progresso.
c. Não converse com ninguém enquanto esta pessoa estiver no tatame.
d. Não converse ou ande envolta do tatame enquanto o instrutor estiver demonstrando as técnicas.